Quer aproveitar óleo de cozinha usado para fazer sabão? Eis uma receita:
5 lt de óleo de cozinha usado
2 lt de água
1 kg de soda cáustica em escamas (de boa qualidade)
Um pouco de amaciante (um copo) se quiser, ou algum aromatizante
Preparo:
Coloque a soda em um balde plástico fundo. Despeje a água por cima da soda com muito cuidado. Mexa com uma colher de pau grande até dissolver a soda. Não é necessário usar água fervente, pois a mistura ferve por si só ao acrescentar a água. Cuide para não respingar na hora de mexer, nem ficar aspirando o vapor. O ideal é fazer isso ao ar livre.
Depois acrescente o óleo devagar e continue mexendo. O óleo deve ser coado ou peneirado antes de usar, para retirar partes sólidas. Por último acrescente o amaciante (ou aromatizante). Mexa por, pelo menos, 20 minutos. Em seguida, despeje em forma de plástico para secar. Observe a secagem, para não endurecer demais e ficar difícil de cortar. Tem vezes que endurece em um dia, ou dois. Às vezes, leva mais tempo. Quanto estiver firme, desenforme e corte em barras. Deixe o sabão curtir mais um tempo antes de usar. Eu costumo esperar um mês, para que a soda não cause nenhuma reação na pele. Você vai ver que o sabão vai clareando com o passar do tempo, chega a ficar quase branco. Fica ótimo!
Dependendo da qualidade do óleo (quanto mais saturado, melhor) e da soda, a consistência do sabão também muda. O uso exclusivo de óleo como base gordurosa confere mais maciez ao sabão e, por isso, às vezes, ele não fica tão duro como os comprados. Já li em algumas receitas de que o sabão deve ser feito na lua nova. Eu costumo fazer isso, mas outros dizem que é bobagem. Não deixe de tentar. A natureza agradece...