GIRLSPT.COM - Cursores Animados
sopa de letrinhas: Oratórias

O poder das palavras

Gosto muito de jogos de palavras, de combinar os sons, os sentidos, as várias possibilidades de usar a linguagem de modo criativo e inovador.
Letras de música, poemas e até piadas são ótimos exemplos de como a língua pode ser utilizada para nos fazer pensar, rir ou chorar.
Mergulhe neste universo comigo e vamos tomar uma sopa de letrinhas!

Abraços!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

Oratórias

A partir da 7a série, iniciamos as sessões de oratória. Nestas aulas, os alunos previamente elencados discursam sobre temas livres para os demais colegas de classe. Os trabalhos são comandados pela mesa, que é composta por um presidente, um secretário, um cronometrista e um recepcionista. O presidente chama o primeiro orador, este se pronuncia, o presidente dá a palavra ao crítico e, se necessário, permite que o orador responda aos questionamentos feitos. Em seguida, o presidente abre a palavra à plateia, chamando, individualmente, os colegas que queiram se manifestar. A cada questionamento da plateia, o orador pode responder, explicar ou esclarecer suas opiniões. Terminada a participação da plateia, o presidente chama o próximo orador e assim continua a sessão.
Nas primeiras sessões, permito mais liberdade no tempo do discurso dos oradores. Quando a turma já adquiriu mais prática, passo a determinar um tempo para os discursos. Atualmente, definimos que o tempo é entre 2 e 3 minutos. Os discursos devem ser memorizados, e não lidos pelos oradores.
No início, os alunos ficam nervosos e apreensivos com a oratória. Mas, com o passar do tempo, passa a ser uma das melhores aulas. Os alunos aprendem a se expressar oralmente, a empregar um vocabulário mais elaborado e a se manifestar cordialmente em público mesmo quando querem discordar das opiniões expostas.
É um trabalho muito interessante. Muitos alunos que têm dificuldades na aprendizagem, ou que não se saem bem em provas, têm a oportunidade de serem avaliados de outra forma e surpreendem até os demais colegas. Vale a pena tentar.

12 comentários:

  1. Comentário de:Dayanna Paula

    As oratórias são um modo de ajudar o aluno a se expressar em público, ou seja, perder o medo de falar.
    Apesar de serem bem formal ainda sobram espaços para brincadeiras a parte.
    Na minha primeira oratória eu fiquei bem nervosa.Eu ainda lembro que não tinha muita intimidade com meus colegas.Lembro que fiz sobre A Primeira Guerra Mundial.
    Meus colegas porém não me pedrejaram com perguntas com costumam fazer com os outros colegas que ja estão na escola a bastante tempo.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom, porque é um jeito de aprender diferente. As oratórias vêm com assuntos interessantes, loucos e extremamente pirados. Eu acho que as oratórias são para nos prepararmos para o futuro, para que um dia nós podemos falar em publico se nenhuma preocupação. Eu participo e gosto muito.

    ResponderExcluir
  3. As oratórias além de serem muito interessantes são educativas pois muitos alunos gostam de determinado assunto mas não aprofundam o conhecimento e com a oratória eles tem a oportunidade de o fazer.
    Sem falar no friozinho q dá na barriga na hora q estamos lá na bancada e todo mundo esperando o melhor que vc pode dar, é emocionante e instigador.
    E qdo saio da bancada sinto um alívio tão grande como se tivesse cumprido algo inatingível!!!
    Resumindo as oratórias são excelentes e mto educativas!
    Aluna da teacher síssy:Ana Paula (8 SÉRIE).

    ResponderExcluir
  4. Comentário de:(Gustavo)

    A Oratória um jeito novo de aprendizagem,Um jeito novo e moderno para os alunos pode ater parecer "chato" mais e muito interessante.Assim nóis alunos podemos até si abrir um poucos mais e expressando nossas opiniões.

    ResponderExcluir
  5. Para mim as oratórias são boas, apesar de alguns colegas não fazerem seus trabalhos,mas eu acho que todos os alunos, da 5 serie ate a 8 serie para se prepararem para o futuro. Os alunos escolhem seus próprios temas, os temas são livres.

    ResponderExcluir
  6. Comentário de: Paola
    A oratória é um trabalho bom para quem tem medo de falar em público. Muitos alunos que não se saem bem na prova, se esforçam para recuperar na oratória. Me lembro que na minha primeira vez que apresentei, estava muito nervosa. Ainda fico, pois tenho “medo” de me expressar informalmente.

    ResponderExcluir
  7. Comentário de: Dayanne

    Eu acho as oratórias uma discussão amigável,
    comunicativa entre os colegas alguns oradores
    ficam envergonhados,nervosos podendo se dar
    mal na sua apresentação. A oratória ajuda os
    alunos a se comunicar melhor em publico.

    ResponderExcluir
  8. Comentario de Douglas

    A oratória é um jeito de perder a vergonha de se expressar para o publico. Oratória muita gente não gosta exclusivamente os alunos.

    ResponderExcluir
  9. Comentário de: Deivid Alves Nunes
    Bom Dia!

    Eu participo também da oratória, é um trabalho que nos ajuda a perder a vergonha de falarem publico. Também ensina a respeitar autoridade do presidente, que comanda a oratória, depois o secretario fica encarregado de anotar tudo o que acontece na oratória, depois o cronometrista que fica encarregado de marcar o tempo da oratória, depois vem o Recepcionista que fica encarregado de marcar o tempo dos oradores, essa é a nossa oratória.

    ResponderExcluir
  10. Comentário de Geovana Franher
    Em minha primeira oratória fiquei muito nervosa. Escolhi o tema aborto, pois penso que é muito importante que as pessoas saibam a conseqüência desse ato. A oratória é muito importante pois aprendemos como falar em público para que no futuro a gente possa falar para um público maior e não sentir tanto nervosismo. Os alunos que não fazem a oratória, recebem um assunto e tem que falar sobre ele, mesmo sem ter feito a pesquisa.

    ResponderExcluir
  11. Comentário de: Allan Rodrigo Piske

    Bom dia!

    Eu também participo das seções da oratória, gosto muito, pois “alunos aprendem a se manifestar em público, mesmo sendo um público muito pequeno (a sala)”. É muito legal poder compartilhar informações que procuramos com tanta dedicação. Os oradores ficam muito apreensivos com sua hora de pronunciar. Mas o pior, OS CRÍTICOS. Eles gostam muito de infernizar um trabalho. Eu sou considerado o pior crítico, pois “UMA SIMPLES VÍRGULA MAL POSICIONADA PODE GERAR UMA HORRÍVEL CENA DE PÂNICO, MEDO E DOR”. Por isso, todos tentam fazer o melhor preparo para tentar não receber nenhuma crítica, mas mesmo assim, consigo encontrar “um texto sem parágrafo”. Nas seções, todos aprendem a respeitar a autoridade do presidente, mesmo não existindo tanto respeito nas aulas diárias. E quando essa autoridade não é respeitada, discutimos em conjunto sobre o comportamento dos alunos na seção. Mas mesmo assim, as oratórias são, interessantes, divertidas e não gostaríamos de parar. Aguardamos ansiosamente as duas semanas entre uma oratória e outra.

    ResponderExcluir
  12. Valeu, turma!!!!!!!
    Adorei ler seus comentários. Concordo com o nervosismo que vocês sentem e tbm com a expectativa em relação à crítica. Mas a minha intenção nunca é prejudicá-los, é criar um mecanismo diferente e organizado para a expressão oral, de modo que todos tenham a oportunidade de falar e ser ouvido; concordar e discordar; tudo num clima de cordialidade.
    Abraços, teacher Sissy.

    ResponderExcluir